Atuadores são premiados no 15º Comunicurtas

A décima quinta edição do Festival Audiovisual Comunicurtas terminou na última quinta-feira (3), com a cerimônia de premiação. Além das menções honrosas para “Banco de Dados”, outros atuadores também foram premiados! Na mostra Tropeiros da Borborema, a atuadora Cely Farias levou o prêmio de Melhor Atriz, pelo curta-metragem Remoinho, de Tiago A. Neves. Já na categoria Melhor Ator, o prêmio ficou para o atuador nos anos de 2016-2018, Joseph Anderson, pelo curta-metragem A Pontualidade dos Tubarões, da também atuadora Raysa Prado.

Joseph, em entrevista para o Coletivo Atuador, relata: ‘‘Recebi a notícia com alegria. Admito que fui surpreendido por Ray que me ligou para contar a novidade. Me sinto grato por saber que toda nossa entrega e todo nosso trabalho produz sensações e reações, que ele chegou e pode chegar de alguma forma pra quem assiste. Devo dizer que algo que me constituiu como um todo para fazer o personagem João foi a preparação feita por Cely. Admiro Cely desde sempre, desde que a conheci no Coletivo Atuador e para mim foi uma honra ter trabalhado com ela em algumas produções. Mas foi na Pontualidade que pude ser revirado por ela de uma maneira mais intensa para a construção e preparação do personagem, que contou com isolamento, provocações e experiências muito fortes. Destaco a maneira como Ray dirigiu todo o processo, me fazendo sentir pertencente ao trabalho desde o engatinhar da concepção artística até as edições de pós-produção. E o que seria da Pontualidade sem essa fotografia? Sem esse som e trilha sonora? Sem essa montagem? Enfim, o que seria da Pontualidade sem o cuidado e o abraço comprometido de todos e todas que fizeram o filme? Agradecimento e parabenização para equipe toda!”

.

Já a melhor atriz, Cely Farias, compartilha a alegria com o Coletivo a alegria de ganhar o prêmio de melhor atriz por “Remoinho” “Foi uma grande alegria participar de Remoinho, um filme tão sensível, ao lado da mestra Zezita Matos, meu filho Ícaro Farias em sua primeira atuação cinematográfica e da querida Jo Albuquerque, que conheci no set. O filme do cinema instantâneo tem essa característica de não ter ensaio, de ser um processo rápido. A minha personagem não tinha fala e acabei optando por entrar no processo do cinema instantâneo para cria-la também, ali, a partir da interação com as atrizes, ator e ambiente”. Cely completa “Esse é o primeiro prêmio que ganho de cinema na minha carreira de atriz e vem com sabor de reconhecimento do meu trabalho. São mais de 20 anos na estrada e mais recentemente no cinema paraibano, que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos”.

Cely, que também foi preparadora de elenco no filme “A Pontualidade dos Tubarões“, também fala sobre o processo do primeiro filme da Trilogia da água, de Raysa Prado. “Foi uma das experiências mais lindas que eu tive enquanto preparadora de elenco, mais completa. Primeiro porque eu estava completamente dentro do projeto, desde o seu nascimento e me sentia muito a vontade tanto com a diretora quanto com o ator. Essa junção de fatores permitiam que nos experimentássemos, criássemos, viajássemos dentro desse personagem tão complexo que é João. Joseph é um ator muito disciplinado, sempre fazendo as tarefas solicitadas, propositivo e criativo e Raysa, que é uma diretora que possui um olhar tão sensível pra atuação, junto o tempo todo, instigando e partilhando dessa mesma energia. Fico feliz de fazer parte da equipe porque, além do filme ser lindo como um todo, fico especialmente orgulhosa de fazer parte de alguma forma desse prêmio de Joseph como melhor ator. Fico feliz nessa edição do Comunicurtas ser agraciada de diversas formas. Foi a primeira exibição da Pontualidade, que sai fortalecida, com prêmio e gás. E é esse gás que precisamos pra levar o filme pro mundo, nessa equipe tão harmônica e majoritariamente feminina”.

Tanto “Remoinho” quanto “A Pontualidade dos Tubarões” integram a Mostra Nacional Competitiva e a Mostra Sob um Céu Nordestino da 15ª edição do Fest Aruanda de Cinema Brasileiro, que inicia na próxima quinta-feira (10) e vai até dia 17 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *