Curta-metragem Nascentes, de Raysa Prado e Cely Farias, é gravado em João Pessoa

Desde a última sexta-feira, está sendo filmado, em João Pessoa, o curta-metragem “Nascentes”, com direção da atuadora Raysa Prado. O filme se debruça sobre o vazio da perda de um ente querido em meio a pandemia da covid-19. Acompanhamos tais temas sob a ótica de Marina, personagem protagonista, através de seu presente na casa em que antes morava com Gustavo, seu companheiro, e suas memórias dos momentos simples cotidianos que faziam parte da rotina do casal. Em uma espécie de memorial-vivo, Marina é responsável por encontrar, nas próprias lembranças e no passado, caminhos e possibilidades para construir o seu futuro.

No elenco a atriz e atuadora Cely Farias, conhecida por “Remoinho”, “Ambiente Familiar” e  “Batom Vermelho Sangue”, dá vida à complexa Marina. Ela também assina o roteiro ao lado de Raysa. As duas foram responsáveis pela elaboração do projeto aprovado e viabilizado pela Lei Aldir Blanc.

O curta-metragem é o segundo filme da “Trilogia da Água”, da diretora Raysa Prado, junto com “A Pontualidade dos Tubarões”. Ambos os filmes trabalham, sob a ótica do elemento água, o universo das emoções dos personagens diante de perdas emocionais ou palpáveis. Nesse curta-metragem, em um momento de dor ímpar pela perda de seu marido vítima do coronavírus, Marina, sem poder visitar parentes e amizades, precisa lidar com a dor de seu luto sozinha em sua casa. Assim, não vê outra alternativa senão o encontro consigo mesma, através do mergulho em suas águas lamacentas e turvas.

Apesar de a ideia inicial ter surgido em 2018, o projeto foi adequado para ser gravado durante a pandemia. Foi composta uma equipe reduzida, a fim de diminuir os riscos e, além disso, estão sendo cumpridas todas as exigências sanitárias da Organização Mundial da Saúde, com a utilização de máscaras, disponibilização de EPI’s, estabelecimento de zonas de segurança e distanciamento. Já a locação do filme se estabelece em um único espaço, a casa onde vivem a atriz e o fotógrafo do filme, Guilherme Schmitt. 

A preparação de elenco ficou a cargo da também atuadora Kassandra Brandão.

Sinopse: Após uma grande perda, uma mulher busca reorganizar sua vida e sua casa, em meio a grandes transformações. Num processo de reconhecimento através da ausência do outro, ela se encontra consigo mesma, aceitando o luto que a envolve como parte de sua reconstrução.

Ficha técnica:

Roteiro: Cely Farias e Raysa Prado

Direção: Raysa Prado

Elenco: Cely Farias, Guilherme Schmitt e Alisson Bernardes

Produção Executiva: Gabriela Arruda

Direção de Fotografia: Guilherme Schmitt

Direção de Produção: Nina Flor

Assistente de Produção: Alisson Bernardes

2o Assistente de Produção: Mateus Leonel

Direção de Som: Ester Rosendo

Direção de Arte: Thiago Trapo

Assistente de arte: Nina Flor

Figurino: Martina Nobre

Consultoria de maquiagem: Jamila Facury

Assistência de direção e continuísta: Cristiane Fragoso

2a Assistente de direção: Norma Goes

Preparação de elenco: Kassandra Brandão

Trilha original: Tânia Neiva

Cartaz: Rayssa Medeiros

Claquete: Cristiane Fragoso

Edição e Finalização de imagem: Edson Lemos

Edição de som e mixagem: Bruno Alves

Assistente de fotografia: Marcelo Quixaba

Imagens aéreas e still: Thercles Silva

Gaffer: Lairton Longuinho

Platô: Alisson Bernardes

Técnica em Segurança do Trabalho: Marina Nogueira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *