Inscrições abertas para a oficina “Viso Áudio”, com Valeska Picado em parceria com o Coletivo Atuador

Estão abertas as inscrições para a oficina “Viso Aúdio”, ministrada por Valeska Picado em parceria com o Coletivo Atuador. CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER.

A Oficina VISOAUDIO – Produção audiovisual acessível aos telespectadores S/surdos e ensurdecidos será ministrada pela atriz, diretora e pesquisadora Valeska Picado.
O curso acontecerá de 13 de outubro a 01 de dezembro de 2021.
A carga horária total do curso será de 30 horas, das quais teremos 8 horas de encontros online, através da plataforma Google Meet, sempre às quartas-feiras, das 21h às 22h. O restante das horas será de atividades complementares desenvolvidas individualmente ou em grupo.
A oficina é oferecida gratuitamente, dentro das atividades do Projeto de Extensão da TV UFPB “Coletivo Atuador: arte e comunicação em tempos virtuais”. As vagas são limitadas e, em caso de empate, serão prioridade os grupos minorizados.
Ao final do curso, terão direito a certificado os participantes que obtiverem a frequência mínima de 70% e tiverem apresentado o trabalho final.

O objetivo deste curso é promover o acesso e a apropriação das informações, referentes à acessibilidade dos telespectadores S/surdos e ensurdecidos, aos conteúdos audiovisuais, através do contato com as diferentes estéticas cinematográficas destinadas à inclusão deste grupo, como o cinema mudo, o cinema Surdo, os filmes e as animações sem diálogos ou falas, e à utilização de Tecnologias Assistivas específicas para o audiovisual, tais como a legenda descritiva, o recurso do closed caption e a tradução para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). A oficina será ministrada dentro das atividades do projeto de extensão Coletivo Atuador: Arte e Comunicação em tempos virtuais, onde serão apresentadas técnicas de atuação para o audiovisual, dentro de uma proposta de acessibilidade. As aulas incluem exercícios práticos, construção de cenas, debates, aulas expositivas, estudo de filmes clássicos e gravação do exercício final. Será realizada ainda uma “galeria de conversas” sobre os temas: Inclusão & Acessibilidade (Nada sobre nós sem nós); S/surdos e ensurdecidos; LIBRAS; Cinema Mudo & Cinema Surdo; Tecnologias Assistivas no audiovisual.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1.Inclusão & Acessibilidade no audiovisual;
2. Telespectadores S/surdos e ensurdecidos;
3. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no audiovisual brasileiro;
4. Cinema Mudo & Cinema Surdo;
5. Tecnologias Assistivas no audiovisual.
6. Roteiro Visual;
7. Falas, diálogos e Gibberish (grumelô, blablação)
8. Preparação técnica;
9. Lendo o roteiro;
10. Criando a personagem;
11. Ensaios: leitura, improvisação e marcação
12. Gravação, edição e finalização
12. Exibição

Sobre a ministrante:
Valeska Picado é doutoranda do Programa de Doutoramento em Media Digitais na Universidade Nova de Lisboa (UNOVA). É Mestre em Gestão em Organizações Aprendentes na Universidade Federal da Paraíba (2016) e Especialista em Arte, Educação e Sociedade pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (2013). É uma artista multimídia que atua nas áreas do audiovisual e das artes cênicas. Seus principais trabalhos têm o foco na produção de conteúdo para crianças e adolescentes, com foco na acessibilidade das pessoas Surdas. No audiovisual, destacam-se seus trabalhos como roteirista e diretora na TV UFPB: a minissérie O Sumiço de Santo Antônio, o programa educativo De Portas Abertas e os programas infantis Quem Souber que Conte Outra e Alecrim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *