Retorno das atividades em 2023

O coletivo Atuador, em seu retorno às atividades, inicia o ano de 2023 com muitas realizações e planos. O principal é a realização de um longa metragem, ainda sem título, mas já em pré-produção, numa parceria com o cineasta Tiago Neves, responsável pelo projeto Cinema no Meio do Mundo.

No aspecto institucional, o Coletivo Atuador, formado essencialmente por membros da comunidade universitária (alunos, funcionários e professores da UFPB) dá prosseguimento ao projeto “Coletivo Atuador 2022: Práticas audiovisuais e formação artística”, aprovado pelo Edital PROEX nº 06/2022, com encontros semanais, buscando a qualificação de atores e atrizes para a cena audiovisual e o desenvolvimento de roteiros; contando com a participação dos extensionistas Iago Andrade e Gabriela Logrado.

Na primeira realização do ano, o projeto promoveu em março, a Mostra Paraíba na Tela, em sua 3º edição, e a Coletiva Atuadora, na instituição EMEIF – Monteiro Lobato, evento transmitido online nas redes sociais e Youtube, quando os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as produções audiovisuais paraibanas, assistindo a filmes curtas-metragens produzidos no estado (“Menino Azul”, “Flor no Quintal”, “Makinaria” e “Era Uma Noite de São João”), culminando com perguntas a diretora deste último, Bruna Velden.

Uma ação seguinte aconteceu na CEMAPI, também com a realização Mostra Paraíba na Tela e a Coletiva atuadora, exibindo os filmes “Era Uma Noite de São João”, “Uma Flor no Quintal”, “Ya, Me Conte Histórias” e “Histórias de Vó”, curta-metragem produzido durante uma das ações do coletivo no projeto “Interiorização do Cinema Paraibano e o Coletivo Atuador”; e tendo como convidada da Coletiva, a cineasta Mercicleide Ramos.

Previstas para serem visitadas ainda nesse semestre, estão o CAPS III, em Abril; Associação comunitária Casa de Mãe Nazinha e Escola Moema Tinoco Cunha Lima, em Maio, onde também acontecerão Mostras e Coletivas Atuadoras.

Também está prevista a realização de um evento sobre o Direito e as questões legais na Área da Atuação, durante a “Semana Cênica”, evento do Departamento de Artes Cênicas da UFPB, que acontecerá no mês de junho.

2022 – Balanço positivo

Como parte das atividades do Coletivo Atuador, foi iniciado no ano passado o projeto “Interiorização do Cinema na Paraíba e o Coletivo Atuador”, aprovado pelo edital UFPB no Seu Município.

Foi uma importante contribuição para o trabalho de cineastas, estudantes e profissionais envolvidos na produção audiovisual, além do público em geral interessado na área. O projeto propiciou um ambiente de intercâmbio de experiências, formação e visibilidade da produção audiovisual paraibana, contemplando os mais variados públicos, desde adolescentes, público LGBTQUIAPN+, pessoas com necessidades especiais e em situação de vulnerabilidade social.

Durante esse projeto foram realizadas oficinas de Cinema de Bolso e a segunda edição da Mostra Itinerante Paraíba na Tela, que fez a exibição de filmes curtas-metragens paraibanos nos municípios de Ouro Velho, Duas Estradas e Serra da Raiz, com o objetivo de valorizar a produção audiovisual feita em nosso estado. Como resultado das oficinas, foram produzidos pelos participantes, os curtas-metragens “Graça“, “Histórias de vó” e “Iratembé“, exibidos também durante a Mostra.

As vivências e a importância desse projeto contribuíram para a ampliação do acesso à formação no audiovisual, alcançando pessoas que até então tinham interesse na área, mas não sabiam por onde começar a adquirir esse tipo de conhecimento; Isso foi evidenciado e compartilhado pelos extensionistas Gabriela Logrado e Edson Albuquerque no Encontro de Extensão da UFPB de 2022.

Também no ano de 2022 foram iniciadas as atividades do projeto “Coletivo Atuador 2022: Práticas audiovisuais e formação artística”, aprovado por Edital da  PROEX, com encontros semanais de pesquisa e prática de atuação com gravação de monólogos, diálogo e desenvolvimento de roteiros.

 Foi dado início à 3º edição da Mostra Paraíba na Tela, com a exibição dos curtas metragens “Café com Rebu”, “Amanda e Monick”, “Adão, Eva e o Fruto Proibido” e “Dance”. Destaque também para a Coletiva Atuadora, (entrevistas com nomes do audiovisual paraibano) com Anita Medeiros e uma oficina de atuação na Casa de Acolhida LGBTQIAPN+ Cris Nagô, uma dentre as várias instituições populares, associações de moradores, escolas municipais e Centros de Atenção Psicossociais de João Pessoa previstas no projeto.

A atuação do Coletivo

O Coletivo Atuador é um grupo artístico, de trabalho colaborativo, fundado em 2016 e composto essencialmente por atrizes e atores, com diferentes formações e linhas de trabalho, cujo objetivo é a prática de atuação voltada para o audiovisual.

          As atividades são fundamentadas em exercícios, leituras e reflexões com vistas à execução e registro de cenas dirigidas e produzidas por equipes e parceiros convidados, além da produção de filmes, webséries e outros produtos audiovisuais.

O Coletivo é aberto a diretores interessados em conhecer novos atores e atrizes, testar cenas, aprimorar o trabalho de direção e explorar os recursos com um material humano disponível e interessado Também organiza cursos, oficinas e workshops (abertos a atrizes e atores que não fazem parte do coletivo) com profissionais experientes na área de preparação de elenco.

O Coletivo Atuador possui uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba e desenvolve, por meio da TV UFPB, projetos de extensão que visam a democratização de suas ações com a comunidade universitária e o público externo.

O grupo está nas redes Instagram, Facebook, Youtube e no Site

E-mail: coletivoatuador@tv.ufpb.br